Infelizmente depressão ainda é tratada como algo banal. As pessoas se importam mais com as doenças físicas e se esquecem que a depressão é uma doença como qualquer outra, e a tratam como frescura. Não devemos apenas cuidar do nosso físico, mas do nosso estado emocional também, sem ele é inútil todo o resto.
Muitas pessoas que não entendem sobre a depressão, costumam não ter empatia com as pessoas que sofrem dessa doença. A depressão pode atingir qualquer um e de formas diferentes. Algumas pessoas não vão demonstrar o quanto estão dilaceradas por dentro, outras não conseguirão esconder.
Muitas vezes quem sofre de depressão, tem um grande sentimento de solidão e vazio, e mesmo que você seja rodeado de pessoas que te amam, esses sentimentos permanecem em você.
O fato de você se sentir completamente sozinho, não significa que você realmente esteja sozinho. A sensação de solidão, de desamparo e desespero é muito grande, é como se a pessoa que estivesse ali do seu lado não pudesse te ajudar, é uma grande bagunça na sua cabeça que muita das vezes você prefere não se abrir porque as pessoas não vão entender. E você desiste.
A depressão é terrível e ela pode atingir as pessoas que não tem ninguém e as pessoas que tem muitas ao redor dela, pode atingir uma pessoa que tem de tudo e uma pessoa que não tem nada.
Como eu disse no post anterior, todo mundo tem uma batalha interna dentro de si, seja grande ou pequena, e nunca sabemos o quanto cada pessoa está lutando para enfrenar todos os seus demônios.
Vivemos em uma época onde as pessoas acham que é legal ferir os sentimentos dos outros, acham que é legal ser maldoso, que é legal ser insensível.
A vida é muito frágil, a minha pode ser mais frágil do que a sua, a sua pode ser mais frágil do que a do próximo. E a vida é muito curta para ficarmos fazendo o mal as pessoas.
Depressão é uma coisa muito perigosa, porque por mais que muitas pessoas lutem para se livrar dela, nós nunca sabemos o que pode acontecer. Muitos lutam e com muito apoio de pessoas queridas e acompanhamento médico conseguem sair dela, mas infelizmente existem pessoas que lutam diariamente e não conseguem sair, e acabam chegando ao limite e cometendo suicídio.
Infelizmente, algumas pessoas tem uma mania muito ruim de explorar traumas passados dos outros. É muito ruim quando você passou por uma situação traumática e tem alguém que faz questão de te lembrar como se aquilo não fosse motivo para você se sentir mal, é muito ruim também quando você comete erros, se arrepende deles e sempre tem alguém pra ficar te jogando aquilo na cara o tempo todo. Talvez muitos não saibam, mas isso pode ser devastador.
Os fantasmas do passado são reais, muitas coisas que acontecem conosco, nós não pedimos pra acontecer, e muitas das coisas que nos acontece é porque nos permitimos, ainda assim, não cabe a ninguém julgar ou apontar o dedo.
Você não sabe o quão doloroso pode ser os traumas e uma gota d'água pode sim fazer um copo transbordar.
Hoje em dia vivendo tudo que eu já vivi, tudo que passei com família, amigos, namorados e até comigo mesma. Eu me tornei uma pessoa muito mais empática. Eu já tive muitos momentos de vazio e solidão onde nada parecia fazer sentido e muitos momentos de revolta que eu saia atropelando as pessoas por causa dos meus problemas, só que a vida vai muito além disso, e da mesma forma que eu tinha problemas, muita gente também tem.
Ás vezes a depressão não tem um porquê. A maioria das vezes tem e nem sempre você conhece o real motivo. É preciso de ajuda, tratamento, perseverança. Muitas pessoas que sofrem de depressão tem problemas com a vida, é como se você estivesse dentro de uma quarto e nesse quarto existisse uma bolha pequena que com o passar do tempo ela só vai aumentando, e chega uma hora que essa bolha te sufoca e você não consegue mais fica dentro desse quarto.
Se você não puder ajudar, não atrapalhe. Pessoas que sofrem de depressão são pessoas que estão extremamente sensíveis, e talvez algo que você fizer, possa ser fatal.
Suicídio geralmente acontece quando a gente menos imagina. E vem através de muito desespero. Você não precisa ser aquele que da o último empurrãozinho pra isso acontecer. Seja sempre gentil.
Bom, gente. O post de hoje é esse. Se vocês sofrem de depressão ou conhecem alguém que sofre, não deixe de procurar e nem de oferecer ajuda, é muito importante. E não seja mais um a empurrar o próximo pro abismo.
Beijão e até a próxima.
Por: Lívia Santos