ÚLT POSTS

PUBLICIDADE


Uma coisa que eu aprendi é que eu não consigo ter uma vida desorganizada, e quando eu digo desorganizada eu não estou me referindo a minha cama ou minha cozinha, digo isso em relação a tudo.
Eu trabalho com pessoas bem desorganizadas e isso acaba sendo um pesadelo pra mim. Meu ambiente de trabalho é muito mais caótico do que qualquer outro aspecto na minha vida.


Geralmente, eu organizo a minha semana no domingo a tarde ou a noite, assim eu começo a semana com tudo do meu jeito sem me enrolar e acabar perdendo algum compromisso importante. E também, organizando a minha semana, eu evito fazer muita coisa que eu não considero relevante na minha vida.
Mas o que seria organizar a minha vida no domingo para a semana e evitar fazer coisas que não são relevantes na minha vida? Vou usar alguns exemplos.


  •  Eu tenho uma rotina muito corrida e se eu não me organizar, eu não consigo fazer metade das coisas que eu preciso fazer e acabo deixando muita coisa importante de lado.
  • Eu odeio desperdício e tento evitar o máximo que eu puder, claro que eu não sou perfeita e ainda há muito o que melhorar, mas quando eu organizo a minha geladeira, armário e o que eu vou cozinhar na semana, eu evito que alimentos perecíveis acabem estragando. Antes de ir ao supermercado eu confiro tudo que eu tenho para acabar não comprando demais, saindo do orçamento e jogando comida no lixo.
  • Outra coisa que eu faço na minha casa é não deixar as coisas acumularem. Não deixando a casa virar um campo de guerra, eu e meu marido passamos mais tempo juntos curtindo um ao outro ao invés de passarmos boa parte do tempo só limpando. Se deixarmos tudo acumular, provavelmente passaremos mais de 5 horas limpando e organizando tudo, mas se deixarmos sempre tudo no jeitinho, ao invés de 5 horas, vamos gastar 20-25 minutos ajeitando tudo até quando for o dia de fazer faxina. Como moramos em um apartamento pequeno, e o nosso cachorro não solta pelo, em 25 minutos conseguimos colocar tudo no lugar, e fazer uma limpeza básica até o dia da limpeza pesada.
  • Minhas finanças é uma das coisas mais importantes pra mim na hora da organização. Eu cresci não tendo dinheiro pra comprar quase nada que queria por vários motivos, o dinheiro era curto e com isso eu cresci não sabendo como ter planejamento. Quando sai da casa dos meus pais, tive que aprender a como ter planejamento financeiro na marra e no começo foi um pouco difícil. Hoje em dia eu me planejo 100% fazendo orçamento do quanto eu posso gastar por semana e por mês com tudo, até mesmo quando se trata de comprar um cafézinho na rua.
  • Documentação é algo muito importante pra deixar desorganizada. Eu mesma já perdi documento dentro de casa e levei semanas para acha-los por falta de organização. Hoje em dia, tenho uma pasta de documentos e deixo tudo organizado no seu devido lugar e não passo por estresse quando eu preciso de algo.
  • Também organizo a minha caixa de e-mails. O que é totalmente irrelevante eu deleto e deixo somente coisas que eu sei que são importantes. E também cancelo todos aqueles e-mails automáticos que só servem como propaganda.
  • Organizo meus itens no local que cada coisa pertence, dessa forma quando eu precisar daquele item, eu posso ir direto naquele local em que o item está guardado sem desperdiçar tempo.


Eu sei que muitas vezes é difícil se manter organizado, mas acredite, quando você cria um hábito e segue com o que você planejou, você vai perceber que sua vida vai ser muito mais leve e sem estresse.

Teve uma época em que eu estava muito mais estressada do que o normal e eu não conseguia achar um motivo, sempre pensava o que poderia estar acontecendo porque eu nunca me senti tão estressada daquele jeito sem ter um real motivo. Analisando vários aspectos e também na terapia, fui aprendendo que eu sou muito mais feliz quando eu deixo a minha vida organizada. Meu humor é BEM melhor, minha qualidade de sono é ótima, eu tenho mais energia e vários outros benefícios. A desorganização impacta a nossa vida de uma maneira que nem percebemos e muitas vezes acabamos descontando nossa frustração em quem menos merece.

Então, tente dar uma chance para você, organizando a sua vida, o seu lar. Faça pesquisas em como se manter organizada de forma eficaz, descubra o que funciona melhor pra você porque cada um é de um jeito.

Algumas pessoas preferem se organizar através de aplicativos no celular, outras pessoas preferem anotar tudo no bloco de nota, ou até mesmo em papeis. O importante é se descobrir e se reinventar e viver uma vida muito mais leve e saudável.

COMPARTILHE

Comente pelo Facebook!

Um Comentário

  1. tambem nao consigo ser desorganizada, tudo meu está no alarme do celular, está no mesmo lugar para eu nao perder, segue o mesmo padrao na maioria das vezes. Me poupa tempo e estresse. Tambem nao gosto de atraso, sou muito adiantada.

    Um beijo.
    Ha det bra!
    Leidiane Holmedal | leidianesbueno@gmail.com
    Watermelon Curly
    Instagram Watermelon Curly

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *